Secretaria de Estado de Saúde de Santa Catarina | Laboratório Central de Saúde Pública - LACEN / SC
 48 3664 7800 |  lacen@saude.sc.gov.br

 Notas Técnicas


Nota Técnica Conjunta nº 33/2020 - DIVS/LACEN/SUV/SES/SC - Orientação sobre o uso de testes rápidos por imunocromatografia e outros testes sorológicos ofertados pelos laboratórios privados, farmácias e drogarias para o vírus Sars-CoV-2 no contexto atual da pandemia da Covid-19 em Santa Catarina.

Nota Técnica nº 15/2019 Lacen/DIVS/DIVE/SUV - Orienta sobre a notificação, investigação, coleta e encaminhamento de amostras biológicas, alimentos e água para diagnóstico laboratorial de surtos de Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar (DTHA) e Doença Diarreica Aguda (DDA).

Nota Técnica Conjunta Nº 006 DIVE/LACEN/SUV/SES/2019 - Orientações quanto a conduta frente caso de suspeita de reação adversa associada à vacina de Febre Amarela.

Nota Técnica nº 002/2020 - COSEMS/SUV/SPS/SES/SC - COE - Dispõe sobre a notificação, investigação, coleta e orientações sobre os casos suspeitos da COVID-19 (NOVO CORONAVÍRUS SARS-COV-2).

Protocolo Estadual de Brucelose Humana - Manejo Clínico e Vigilância em Saúde - 2019.

Nota informativa nº 8 /DIVE/LACEN/SUV/SES/2018 - Implantação do fluxo de encaminhamento de amostra para pesquisa da resistência medicamentosa em Hanseníase.

Nota Técnica 001/2016/CECISS/LACEN - Estabelece o plano de gerenciamentopara redução de Eventos Adversos Infecciosos em Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) e Resistência Microbiana (RM) e orienta quanto ao diagnóstico laboratorial e fluxo de encaminhamento de bactérias.

Nota de Alerta - Febre Chikungunya.

Manejo de casos suspeitos de Dengue no Estado de Santa Catarina.

Nota Técnica Nº 002/2015/GVIMS/GGTES/ANVISA - Orientações gerais para implantação da Sub-rede analítica de Resistência Microbiana em Serviços de Saúde.

Nota Técnica Nº 001/2014/SUV/DIVE/LACEN - Práticas obrigatórias na realização dos testes rápidos para o diagnóstico da infecção pelo HIV e para a triagem da sífilis e das hepatites B e C.

Nota Técnica Nº 002/2012/LACEN - Novos critérios para realização da sorologia para rubéola em gestantes.

Nota Técnica Nº 001/2012/LACEN - Adoção das diretrizes do "Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Hepatite Viral C e Coinfecções".

Nota Técnica Conjunta Nº 001/2012/DIVE/LACEN - Orienta sobre conduta diante de surto de conjuntivite.

Nota Técnica Nº 001/2011//SUV/LACEN - Diretrizes para realização do diagnóstico e monitoramento da Hepatite C.

Nota Técnica Conjunta Nº 004/2010/DIVE/CECISS/LACEN - Orienta os procedimentos para notificação, encaminhamento e transporte de cepas de KPC (Klebsiella produtora carbapenemase).