Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina | Laboratório Central de Saúde Pública - LACEN/SC
 48 3664 7800 |  lacen@saude.sc.gov.br

 Notas Técnicas


Nota Técnica Nº 16/2024 - CGLAB/SVSA/MS - Uso de testes rápidos para diagnóstico de dengue

Nota Técnica Conjunta Nº 007/2024 - DIVE/LACEN/SUV/SES - Diagnóstico e vigilância laboratorial das arboviroses no Estado de Santa Catarina

Nota Técnica Conjunta Nº 004/2024 - Dispõe sobre a implantação do diagnóstico molecular da Clamídia e Gonococo (CT/NG) na rede de atenção (PCDT/IST)

Nota Informativa nº 002/2023 - LACEN/SUV/SES/SC - Implantação IGRA – Interferon-Gamma Release Assays no LACEN/SC e Rede Estadual de Laboratórios de Saúde Pública

Nota Informativa Conjunta nº 009/2023 - DIVE/DIAF/LACEN/SC/SC - Orientação sobre as indicações de realização da Prova Tuberculínica (PT/PPD) ou Interferon-Gamma Release Assays (IGRA) nas patologias atendidas através do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF)

Nota Informativa nº 001/2023 - LACEN/DIVE/SUV/SES/SC - Alteração de Fluxo de envio de exames para determinação da Carga viral do HIV e HCV para municípios da Macrorregião de Saúde do Meio Oeste

Nota Técnica Conjunta nº 009/2023 - DIVE/LACEN/SUV/SES/SC - Diagnóstico Laboratorial da Dengue no Estado de Santa Catarina

Nota Técnica Conjunta nº 008/2023 - DIVE/LACEN/SUV/SES/SC e DEAP/SC - Ações dos serviços de saúde diante de casos de Tuberculose identificados entre a população privada de liberdade (PPL) nas unidades prisionais do Estado de Santa Catarina

Nota Técnica Conjunta nº 007/2023 - DIVE/LACEN/SUV/SES/SC - Ampliação de unidades sentinelas para o fortalecimento da vigilância dos vírus respiratórios no estado de Santa Catarina

Nota de Alerta nº 07/2022 - CIEVS/DIVE/LACEN/SUV/SES/SC - Casos de Hepatite Aguda de Etiologia Desconhecida

Nota Informativa Conjunta nº 1/2022 - DIVE/LACEN/SUV/SES/SC - Orientações aos serviços de saúde sobre a notificação dos casos suspeitos de influenza e coleta de exames.

Nota Técnica Conjunta - DIVS/DIVE/LACEN/DAPS - Orienta sobre o Controle da saúde dos trabalhadores Agente de Combate às Endemias que utilizam inseticidas organofosforados e carbamatos nas atividades de controle vetorial e estabelece o fluxo de coleta, acondicionamento, transporte das amostras biológicas para monitoramento da colinesterase plasmática (butirilcolinesterase) e eritrocitária (acetilcolinesterase), disponibilização dos resultados no GAL, análise dos resultados e encaminhamentos.

Nota Técnica Conjunta nº 004/2020 - DIVE/LACEN/SUV/SES/SC - Orientações sobre as condutas frente a caso suspeito de reinfecção da COVID-19 em Santa Catarina.

Nota Técnica Conjunta nº 008/2019 - DAPS/DIAF/DIVE/LACEN - Orientação sobre a notificação, a investigação e o tratamento da toxoplasmose gestacional, congênita e sobre o tratamento da toxoplasmose adquirida no Estado de Santa Catarina.

Nota Técnica Conjunta nº 33/2020 - DIVS/LACEN/SUV/SES/SC - Orientação sobre o uso de testes rápidos por imunocromatografia e outros testes sorológicos ofertados pelos laboratórios privados, farmácias e drogarias para o vírus Sars-CoV-2 no contexto atual da pandemia da Covid-19 em Santa Catarina.

Nota Técnica nº 15/2019 Lacen/DIVS/DIVE/SUV - Orienta sobre a notificação, investigação, coleta e encaminhamento de amostras biológicas, alimentos e água para diagnóstico laboratorial de surtos de Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar (DTHA) e Doença Diarreica Aguda (DDA).

Nota Técnica Conjunta Nº 006 DIVE/LACEN/SUV/SES/2019 - Orientações quanto a conduta frente caso de suspeita de reação adversa associada à vacina de Febre Amarela.

Nota Técnica nº 002/2020 - COSEMS/SUV/SPS/SES/SC - COE - Dispõe sobre a notificação, investigação, coleta e orientações sobre os casos suspeitos da COVID-19 (NOVO CORONAVÍRUS SARS-COV-2).

Protocolo Estadual de Brucelose Humana - Manejo Clínico e Vigilância em Saúde - 2019.

Nota informativa nº 8 /DIVE/LACEN/SUV/SES/2018 - Implantação do fluxo de encaminhamento de amostra para pesquisa da resistência medicamentosa em Hanseníase.

Nota de Alerta - Febre Chikungunya.

Protocolo de vigilância epidemiológica de casos suspeitos de dengue

Nota Técnica Nº 002/2015/GVIMS/GGTES/ANVISA - Orientações gerais para implantação da Sub-rede analítica de Resistência Microbiana em Serviços de Saúde.

Nota Técnica Nº 001/2014/SUV/DIVE/LACEN - Práticas obrigatórias na realização dos testes rápidos para o diagnóstico da infecção pelo HIV e para a triagem da sífilis e das hepatites B e C.

Nota Técnica Nº 002/2012/LACEN - Novos critérios para realização da sorologia para rubéola em gestantes.

Nota Técnica Nº 001/2012/LACEN - Adoção das diretrizes do "Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Hepatite Viral C e Coinfecções".

Nota Técnica Conjunta Nº 001/2012/DIVE/LACEN - Orienta sobre conduta diante de surto de conjuntivite.

Nota Técnica Nº 001/2011//SUV/LACEN - Diretrizes para realização do diagnóstico e monitoramento da Hepatite C.

Nota Técnica Conjunta Nº 004/2010/DIVE/CECISS/LACEN - Orienta os procedimentos para notificação, encaminhamento e transporte de cepas de KPC (Klebsiella produtora carbapenemase).