Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina | Laboratório Central de Saúde Pública - LACEN/SC
 48 3664 7800 |  lacen@saude.sc.gov.br

Coordenação de Biossegurança (UO COBIO)


Coordena as ações relativas à biossegurança, por meio da avaliação e da adequação das condições dos ambientes e dos processos de trabalho que possam comprometer a saúde e a segurança dos colaboradores do Lacen/SC, incluindo o gerenciamento dos resíduos gerados nas suas atividades.

A UO COBIO possui uma Comissão de Biossegurança (CBIO), oficializada por meio da Portaria SES n° 325 de 13 de abril de 2016, com a finalidade de fiscalizar, avaliar, capacitar e orientar os profissionais do Lacen/SC com o objetivo de minimizar e/ou eliminar os riscos e para a proteção da vida por meio da melhoria do ambiente de trabalho. A CBIO reporta-se hierarquicamente ao coordenador de biossegurança.

Também integra a UO COBIO o Serviço de Atenção à Saúde (SEAS), cujo objetivo é registrar dados de saúde e ocupacionais dos colaboradores, encaminhar para imunização, atender em casos de acidentes e outros serviços básicos de atenção à saúde.

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho e a preservação da vida e promoção da saúde do trabalhador. A CIPA atua juntamente com a COBIO para atender as necessidades da instituição relativas à segurança do colaborador e do ambiente de trabalho. É composta por representantes da instituição e dos colaboradores e estabelece uma relação de diálogo e conscientização entre todos e também facilita a comunicação destes com a direção.

Coordenação do Programa de Biossegurança - COBIO
biosseguranca@saude.sc.gov.br

Coordenadora: Patrícia Taha
tahap@saude.sc.gov.br

Substituto: Rozicléa Refosco
refoscor@saude.sc.gov.br