Secretaria de Estado de Saúde de Santa Catarina | Laboratório Central de Saúde Pública - LACEN / SC
 48 3664 7800 |  lacen@saude.sc.gov.br

Coordenação da Rede de Referência Laboratorial (CRLAB)


O Lacen/SC instituiu a CRLAB, atendendo à atribuição de coordenar a rede estadual de laboratórios públicos e privados que realizam análises de interesse de Saúde Pública, conforme Portaria de Consolidação n.º 4/17 (anexo II, artigo 12º).
O objetivo central da CRLAB é planejar e promover a qualificação da rede estadual por meio de treinamentos e supervisões, análises de produção, avaliação de controle de qualidade analítica e ampliação do uso do GAL, fornecendo respostas laboratoriais referenciadas, de forma abrangente no Estado.
A CRLAB atua estruturando as sub-redes laboratoriais por agravos, identificando os laboratórios que atuam em Saúde Pública e as suas abrangências de trabalho (local, municipal, regional), disponibilizando aos gestores estaduais e nacionais informações relativas às atividades laboratoriais realizadas.
Tem também a função de coordenar e supervisionar – em conjunto com a direção, gerências e demais coordenações – as atividades da rede de laboratórios regionais e parceiros, que atendem às Macrorregiões de Saúde do Estado, conforme abaixo:
– Macrorregião de Saúde do Grande Oeste: Laboratório Regional de São Miguel do Oeste (laboratório de fronteira) e Laboratório Regional de Chapecó;
– Macrorregião de Saúde do Meio Oeste e Serra Catarinense: Laboratório Regional de Joaçaba e Laboratório Municipal de Lages (parceria);
– Macrorregião de Saúde do Planalto Norte e Nordeste: Laboratório Regional de Joinville;
– Macrorregião de Saúde Sul: Laboratório Regional de Criciúma;
– Macrorregião de Saúde do Vale do Itajaí: Laboratório Municipal de Blumenau (Termo de Cooperação Técnica);
– Macrorregião de Saúde da Foz do Rio Itajaí e Macrorregião da Grande Florianópolis: atendidos pelo Lacen Florianópolis.

Coordenação da Rede de Referência Laboratorial (CRLAB)
crlab@saude.sc.gov.br

Coordenadora: Gisele Caminha
giselecaminha@saude.sc.gov.br

Setor de Monitoramento de Produção (UO SEMOP)
A UO SEMOP centraliza as informações de produção do Lacen/SC e de seus laboratórios regionais, contabilizando os exames e ensaios realizados na rede. A partir desses dados, insere as informações no Sistema de Informações Ambulatoriais (SIA), elaborando e encaminhando aos órgãos competentes o Boletim de Produção Ambulatorial (BPA-I/BPA-C). O setor também é responsável por atualizar os dados do Lacen/SC junto ao Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).