Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina | Laboratório Central de Saúde Pública - LACEN/SC
 48 3664 7800 |  lacen@saude.sc.gov.br

Gerência de Meio Ambiente e Produtos (UO GEMAP)

A Gerência técnica de Meio Ambiente e Produtos (UO GEMAP), tem por objetivo coordenar, avaliar e supervisionar as atividades técnicas nas unidades organizacionais que compõe área de meio abiente e produtos. A gerência é responsável pela avaliação e liberação dos laudos de análise e responde tecnicamente pelos Laudos de análise de meio ambiente e produtos. Existem três divisões subordinadas a esta gerência:

Divisão de Produtos (UO DIPRO) que é composta pelos setores técnicos de: microbiologia de alimentos (UO MICRA), microscopia de alimentos (UO MICAL), físico-química de alimentos (UO FIQAL), físico-química de medicamentos (UO FQMED) e rotulagem;

Divisão de Meio Ambiente (UO DIVMA), composta pelos setores técnicos de: microbiologia (UO AGUAM) e físico-química de água (UO FAGUA); aditivo, resíduo e contaminante (UO SEARC).
A UO SEARC e o setor de recepção de amostra e emissão de resultados (UO SERAM) atendem as duas divisões;

Divisão de Produção de Meios, Corantes e Reagentes (UO DIMEC) que é composta pelos setores: Produção de Meios (UO MEIOS), Lavação, Esterilização e Embalagem (UO LESEM) e Apoio logístico externo (UO SELOG). Também coordena o Setor de Controle de Qualidade de Meios e Corantes (COMEC), responsável pelo controle de qualidade dos meios de cultura, soluções reagentes e materiais estéreis.
Esta divisão atende as duas Gerências.

Setor de Recepção de Amostras e Emissão de Resultados (UO SERAM)

 
Responsável pela recepção de amostras de água para consumo humano e ambiental, alimentos, medicamentos, saneantes, entre outras. Realiza a avaliação e cadastro de amostras de alimentos, medicamentos, saneantes, água de processos dialíticos e água para consumo humano, e posteriormente a distribuição das amostras para os setores técnicos. É responsável pela guarda das amostras testemunho e encaminhamento de amostras para laboratórios de referências.


Setor de Microbiologia de Alimentos (UO MICRA)

Realiza a pesquisa, identificação e quantificação de bactérias e bolores e leveduras em diversos tipos de amostras de alimentos e águas envasadas, de acordo com a legilação vigente. Entre estes micro-organismos destacam-se: Staphylococcus aureus, Salmonela spp, Bacillus cereus, L. monocytogenes, Campylobacter sp e jejuni, clostrídios sulfito redutores, Clostridium perfringens, Pseudomonas aeruginosa, Enterococcus sp., Coliformes a 35ºC e a 45ºC, Escherichia coli, Vibrio cholerae, Vibrio parahaemolyticus e Vibrio vulnificus. Além de realizar a pesquisa de Enterotoxina estafilocócica, participa da elucidação de surtos de doenças de transmissão hídrica e alimentar (DTHA) por meio da identificação e/ou quantifcação de patógenos. Utiliza as referências bibliográficas dos principais órgãos nacionais/internacionais relacionados à saúde (ANVISA, APHA, AOAC, FDA e ISO).


Setor de Microbiologia de Água (UO AGUAM)

Realiza ensaios microbiológicos (pesquisa de bactérias e vírus) em amostras de água para consumo humano, ambiental, água utilizada em hemodiálise e água para fins analíticos, conforme a legislação vigente. Entre os micro-organismos pesquisados destacam-se a determinação de coliformes totais, Escherichia coli, Salmonela sp, contagem de bactérias heterotrófica, Vibrio cholerae, pesquisa de norovírus, Vírus da Hepatite A e Adenovírus, entre outros. Também realiza a dosagem de endotoxina bacteriana e pesquisas com o objetivo de elucidar surtos de doenças transmitidas por água destinada ao consumo humano. Utiliza as referências bibliográficas dos principais órgãos nacionais/internacionais relacionados à saúde (APHA-Standard Methods, Farmacopeia Brasileira e outros métodos normalizados).


Setor de Microscopia de Alimentos (UO MICAL)

Realiza ensaios macroscópicos e microscópicos em águas envasadas, bebidas e alimentos de origem animal e vegetal. Executa análises como: identificação de elementos histológicos, pesquisa de matérias estranhas indicativas de riscos à saúde humana e/ou de falhas na aplicação das boas práticas (fragmentos de pelo de roedor, insetos, parasitas, excremento de animais, pelos humanos, areia, fungos e etc...) também identifica fraudes, impurezas, sujidades, entre outros defeitos. Os ensaios são executados de acordo com metodologias da AOAC (Association of Official Analytical Chemists), Instituto Adolfo Lutz e outros métodos normalizados.


Setor de Físico-Química de Alimentos (UO FIQAL)

Realiza análises qualitativas e quantitativas em alimentos. Entre os ensaios realizados pelo setor destacam-se a análise de composição nutricional (umidade, cinzas, proteína, gordura, fibra alimentar, carboidratos, sódio e valor energético), identificação e/ou quantificação de aditivos químicos, tais como iodo em sal, presença de metais pesados (chumbo e cádmio), análise de ferro em farinhas, análise de leite, pesquisa de fraudes em alimentos e bebidas entre outras análises de interesse de saúde pública e defesa do consumidor. Os ensaios são executaos de acordo com metodologias da AOAC, Instituto Adolfo Lutz, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), entre outros métodos normalizados.


Setor de Avaliação de Rotulagem (UO ROTUL)

Responsável pela rotulagem de alimentos, bebidas, águas envasadas, produtos para a saúde, saneantes e cosméticos e produtos de higiene, com a função de avaliar as informações obrigatórias e específicas declaradas nos rótulos, conforme legislações vigentes, e quando aplicável comparar os resultados obtidos pelos setores analíticos com os declarados no rótulo. Também identifica falhas na descrição das informações que podem induzir o consumidor ao erro na seleção de produtos a partir das informações declaradas pelo fabricante.


Setor de Físico-Química da Água (UO FAGUA)

Realiza ensaios físico-químicos, organolépticos e metais orgânicos e inorgânicos em amostras de água para consumo humano, ambiental, água utilizada em hemodiálise e água reagente, conforme a legislação vigente. Entre os ensaios realizados destacam-se: determinação de fluoreto, turbidez, chumbo, cádmio, ferro, alumínio, níquel, zinco, cobre, manganês, entre outros. Os ensaios são executados de acordo com metodologias do APHA-Standard Methods, Farmacopeia Brasileira e outros métodos normalizados.


Setor de Aditivos, Resíduos e Contaminantes (UO SEARC)

Responsável pelo preparo de amostras e execução das análises de resíduos de drogas veterinárias em alimentos, pesquisa de trihalometanos em água, determinação de contaminantes orgânicos e inorgânicos, pesquisa de resíduos de agrotóxicos em alimentos e água para consumo humano, conforme a legislação vigente. Os ensaios são executados de acordo com metodologias do APHA-Standard Methods, métodos "in house", e outros métodos normalizados.


Setor de Físico-Química de Medicamentos (UO FQMED)

Realiza ensaios físico-químicos em amostra de medicamento, cosmético e produtos de higiene, saneante e produtos para a saúde, conforme a Farmacopeia Brasileira ou Farmacopeias internacionais.


Setor de Controle de Qualidade de Meios de Cultura e Corantes (UO COMEC)

Responsável pelo controle de qualidade (avaliação da esterilidade e viabilidade) dos meios de cultura e soluções reagentes e materiais estéreis. Avalia a eficácia dos meios de cultura desidratados adquiridos comercialmente e dos meios e soluções reagentes preparados pela UO MEIOS, a eficiência do processo de higienização e esterilização de materiais realizadas pela UO LESEM e a esterilidade dos suprimentos críticos utilizados na UO MEIOS e realiza o ensaio para determinação do prazo de validade de meios de cultura baseado na avaliação do desempenho das culturas bacterianas em cada meio ao longo do tempo.


Setor de Produção de Meios (UO MEIOS)

Responsável pela produção de meios de cultura e soluções reagentes utilizadas pelos setores técnicos da UO GEBIO, UO GEMAP e da rede Lacen de laboratórios.


Setor de Lavação, Esterilização e Embalagem (UO LESEM)

Responsável pela descontaminação, higienização, recuperação, embalagem e esterilização de vidrarias e instrumentos de laboratório.


Setor de Apoio Logístico Externo (UO SELOG)

Responsável pelo processo de atendimento às solicitações de suprimentos e kits para coleta de amostras biológicas ao LACEN/SC pelos laboratórios cadastrados na rede de referência, vigilâncias epidemiológicas e Centro de Controle de Zoonoses de Santa Catarina. Este processo inclui o recebimento das solicitações, organização dos pedidos e entrega dos suprimentos. Realiza a remessa, recepção e distribuição de correspondências por meio dos Correios, malote ou via motorista e seus registros. Responsável também pela conferência mensal da fatura do Correios