Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina | Laboratório Central de Saúde Pública - LACEN/SC
 48 3664 7800 |  lacen@saude.sc.gov.br

Coordenação Administrativa e Operacional (COADM)

A COADM tem o objetivo de organizar as atividades relacionadas com a administração de bens materiais, recursos humanos, bens móveis e imóveis, zeladoria, transporte, comunicação, reparos e manutenções de imóveis, móveis e equipamentos e a manutenção dos sistemas de tecnologia de informação. Existem cinco divisões subordinadas a esta gerência, sendo que cada divisão possui um ou mais setores, conforme descrito abaixo:


Divisão Administrativa (UO DIADM)

       
Tem a função de auxiliar o gerente de administração da rede de laboratórios na coordenação das UO SEABS, UO SEADI, UO SEPRO, UO SETRA.

Setor de Aquisição de Bens e Serviços (UO SEABS)
Tem a função de programar e elaborar a lista de aquisição de suprimentos ou serviços, juntamente com as áreas técnicas e administrativas, realizando um trabalho conjunto especialmente com a UO SEADI e a UO DIMAN. Realiza o encaminhamento e acompanhamento dos processos de compra, mantendo informada a Alta Direção do Lacen/SC sobre o andamento dos processos, inclusive convocando os técnicos afins a participarem de pareceres técnicos em processos de compra ou licitações;

Os processos de aquisição do Lacen/SC seguem as legislações vigentes de âmbito federal e estadual como a Lei Federal nº 8.666/93 com as alterações introduzidas pela Lei nº 8.883/94 e o Decreto Estadual nº 4.777/06, que aprova o regulamento geral para contratação de materiais, serviços e obras no âmbito do sistema administrativo de gestão de materiais e serviços, e a Lei Federal nº 10.520/02, que institui a modalidade de licitação denominada pregão, para aquisição de bens e serviços comuns e a Lei Estadual nº 12.337/02 que autoriza a administração direta e indireta, autárquica e fundacional dos poderes, e órgãos do estado a adotar o pregão como modalidade de licitação.

Setor de Abastecimento e Distribuição (UO SEADI)
Tem a responsabilidade de solicitar, receber, avaliar, armazenar e distribuir os suprimentos adquiridos pelo laboratório, manter as condições adequadas de armazenamento, realizar o controle do estoque mínimo do laboratório e a atualização do Sistema de Gerenciamento de Materiais e Medicamentos (SGM2), utilizado pelos órgãos do governo do estado de Santa Catarina;

Setor de Protocolo (UO SEPRO)
Responsável por registrar a emissão de documentos do Lacen/SC a órgãos externos e registrar e distribuir os documentos recebidos pelo laboratório. Realiza também a remessa, recepção e distribuição de correspondências por meio dos correios, malote ou via motorista;



Divisão de Manutenção (UO DIMAN)

       
Tem o objetivo de auxiliar o Gerente de Administração da Rede de Laboratórios no que se refere a manter o laboratório em funcionamento dentro de sua capacidade, com a devida segurança e condições de trabalho. Solicita e supervisiona os serviços necessários à conservação e manutenção da edificação, instalações e equipamentos, preventiva e corretivamente, por meio de empresas terceirizadas ou servidores próprios. Coordena e acompanha os funcionários de empresas terceirizadas (serviços de vigilância, serviços gerais e digitação) e faz o processamento das faturas relativas à prestação de serviços (telefonia, abastecimento de água, energia elétrica e outros).

Setor de Acompanhamento de Serviço de Terceiros (UO SEAST)
Responsável por assessorar o chefe da UO DIMAN na gestão dos contratos de manutenção e serviços terceirizados, colaborando no planejamento das ações de manutenção e na organização das informações e documentos da divisão;

Setor de Patrimônio (UO SEPAT)
Responsável por manter atualizada a listagem de materiais e equipamentos que constituem o patrimônio do Lacen/SC e da Rede de Laboratórios Regionais, colaborando com o chefe da UO DIMAN nas atividades relativas à conservação do patrimônio, registrando as manutenções realizadas nos equipamentos e na estrutura.

Setor de Transporte (UO SETRA)
Responsável por coordenar o transporte de materiais e de funcionários em serviço e realizar todos os procedimentos relativos à manutenção e abastecimento dos veículos pertencentes ao Lacen/SC. Executa também as funções relativas às solicitações de diárias, aquisição de passagens e emissão de relatórios de viagem.



Divisão de Informática (UO DINFO)

       
Tem o objetivo de assessorar, supervisionar e orientar técnica e administrativamente as atividades de tecnologia da informação no Lacen/SC e nos laboratórios pertencentes à Rede Lacen de Laboratórios.

Setor de Manutenção da Rede (UO SEMAR)
Realiza serviços de manutenção em equipamentos, programas e sistemas relativos à tecnologia de informação.



Divisão de Recursos Humanos (UO DIVRH)

       
Tem a função de coordenar, supervisionar e orientar as atividades e rotinas relativas à gestão de pessoas no Lacen/SC e manter organizada a pasta funcional com a documentação de todos os funcionários do laboratório.

Setor de Acompanhamento de Ensino e Pesquisa (UO SAEPE)
Tem como objetivo centralizar as ações de educação permanente/continuada de servidores e funcionários, em parceria com as outras coordenações e demais UO, estimular a pesquisa científica no âmbito do Lacen/SC e a sua divulgação por meio de artigos e eventos científicos, a viabilização e a avaliação da participação de servidores em eventos e a organização de estágios (juntamente com a UO DIVRH e com as gerências) e visitas de alunos ao Lacen/SC.
E-mail de contato: saepelacen@saude.sc.gov.br

Setor de Movimentação e Benefícios (UO SEMOB)
Tem a função de fazer o controle de frequência, férias, licenças, afastamentos, solicitação de aposentadorias dos funcionários do Lacen/SC e é responsável pela avaliação especial de desempenho de estágio probatório, realizada conforme cronograma estabelecido pela diretoria de gestão de pessoas da SES.