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Instruções para o envio de informações relacionadas aos exames de COVID-19 para o LACEN/SC

Atenção! Nova versão da planilha e manual de preenchimento, uso obrigatório a partir de 22 de junho de 2020.
PlanilhaCOVID_.xls
Manual

PORTARIA MS Nº 1.792, DE 17 DE JULHO DE 2020

Finalidade:

Envio de informações de exames, e dados pertinentes sobre estes para uso nas ações de Combate à Pandemia do Coronavírus.


De acordo com o estabelecido na Portaria SES 241 de 09/04/2020, o LACEN deverá receber diariamente as informações sobre exames relacionados à COVID-19.
Portaria SES Nº 241 de 09 de Abril de 2020

Devem ser enviadas informações sobre os exames relativos à COVID-19 a saber, RT-PCR para RNA do SARS-CoV-2, Teste Rápido de Pesquisa de Antígeno ou para detecção de Anticorpos Totais, IgM e IgG por imunocromatografia para SARS-CoV-2 e Sorologias IgA e/ou IgM e/ou IgG para SARS-CoV-2 por ELISA, Quimioluminescência ou outro método sorológico. Todos os resultados devem ser informados: Positivos/Detectáveis/Reagentes, Inconclusivos e Negativos/Não Detectáveis/Não Reagentes.
Este informe deverá ser diário e imediato (até 24 horas após a liberação do exame).

Abaixo segue um guia passo a passo de como cadastrar o estabelecimento de saúde e como preencher/informar os dados requeridos.


PASSO A PASSO

1. O Estabelecimento de Saúde deve fazer o seu cadastro junto ao CIASC pelo endereço https://www.sc.gov.br/servicos/detalhe/envio-de-dados-sobre-a-covid-19 e/ou o telefone 0800-648-1500 [WhatsApp (48)3664-2193 ou (48)3664-2194 ou (48)3664-2195]. Horário de Atendimento das 08:00 às 18:00 de segunda a sexta-feira;

2. O Estabelecimento de Saúde deverá designar, obrigatoriamente, pelo menos um representante para a interação com este canal, que será(ão) responsável(is) pelo envio diário dos dados requeridos. O usuário cadastrado deverá possuir login e senha na plataforma GOV.BR. O cadastro de usuário deve ser efetuado no mesmo endereço acima e/ou no telefone 0800-648-1500 [WhatsApp (48)3664-2193 ou (48)3664-2194 ou (48)3664-2195];

3. Após o cadastro do representante e com o login válido na plataforma GOV.BR o estabelecimento estará apto a utilizar o serviço de envio de dados que está disponível no endereço https://www.sc.gov.br/servicos/detalhe/envio-de-dados-sobre-a-covid-19;





4. Após realizado o acesso o usuário deve fazer o envio de dados clicando em SOLICITAR;

5. Será então aberta a página de envio dos dados;


6. O envio poderá ser feito de duas formas: pelo preenchimento do formulário individual por exame, ou pelo envio de planilha com as informações (em que poderão ser enviados vários pacientes no mesmo arquivo). Para tanto deve escolher a opção desejada;


7. Se a escolha for pela opção de [Preencher o formulário com os dados individualmente], deve-se preencher o formulário e clicar em ENVIAR DADOS. Logo após o envio pode-se iniciar o preenchimento do formulário do próximo paciente. O responsável pelo envio receberá um e-mail (em seu e-mail cadastrado no GOV.BR) confirmando o recebimento dos dados;


8. Se a escolha for pela opção de [Enviar arquivo com os dados dos pacientes], a planilha deve ser baixada no endereço https://www.sc.gov.br/servicos/detalhe/envio-de-dados-sobre-a-covid-19 ou aqui (http://lacen.saude.sc.gov.br/arquivos/PlanilhaCOVID_.xls);
Atenção! Nova versão e manual da planilha, uso obrigatório a partir de 22 de junho de 2020.



9. Deve-se então fazer o upload do arquivo e clicar em [ENVIAR DADOS]. O responsável pelo envio da planilha receberá um e-mail (em seu e-mail cadastrado no GOV.BR) confirmando o envio da planilha.