Secretaria de Estado de Saúde de Santa Catarina | Laboratório Central de Saúde Pública - LACEN / SC
 48 3664 7800 |  lacen@saude.sc.gov.br

Gerência de Administração da Rede de Laboratórios (UO GERAD)

A UO GERAD tem o objetivo de organizar as atividades relacionadas com a administração de bens materiais, recursos humanos, bens móveis e imóveis, zeladoria, transporte, comunicação, reparos e manutenções de imóveis, móveis e equipamentos e a manutenção dos sistemas de tecnologia de informação. Existem cinco divisões subordinadas a esta gerência, sendo que cada divisão possui um ou mais setores, conforme descrito abaixo:

Divisão de Custos e Controle da Rede (UO DCCOR)

       
Tem o objetivo de coordenar e supervisionar as atividades da Rede Lacen de Laboratórios Regionais. Estes laboratórios estão localizados nos municípios de Joinville, Criciúma, Joaçaba, Chapecó, Tubarão e São Miguel do Oeste, ligados administrativamente às Gerências Regionais de Saúde, cabendo ao Lacen/SC fornecer insumos para o acondicionamento e a execução de exames de média e alta complexidade nesses laboratórios. Os insumos para os laboratórios municipais de Lages, Blumenau e Canoinhas são fornecidos em atendimento ao Termo de Cooperação Técnica firmado para atender a demanda regional. A UO DCCOR centraliza também as informações de produção do Lacen/SC e de seus laboratórios regionais, os dados sobre os custos e o faturamento do laboratório, a elaboração do Boletim de Produção Ambulatorial (BPA-I/BPA-C) e a atualização dos dados do Lacen/SC junto ao Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).

Setor de Acompanhamento da Rede Catarinense de Laboratórios (UO SEARE)
Tem por objetivo coordenar as ações relativas à organização (incluindo cadastramento e supervisão) da Rede Catarinense de Laboratórios (RCLab), a qual congrega os laboratórios públicos e privados que realizam exames de interesse em saúde pública. A instituição da RCLab ocorreu em cumprimento ao artigo 12, inciso I, da Portaria 2031/200, do Ministério da Saúde, que atribui essa competência aos Laboratórios Centrais de Saúde Pública. A RCLAB e a regulamentação do seu funcionamento foram instituídas pela Portaria n.º 407, de 14/08/2007, atualizada pela portaria n.º 715 de 08/09/2016;

Setor de Controle da Rede (UO SECOR)
Executa as atividades relativas ao Controle da Rede de Laboratórios, incluindo programação e distribuição de insumos aos laboratórios da rede e insumos aos laboratórios municipais e outros, que enviam amostras para o Lacen/SC.


Divisão Administrativa (UO DIADM)

       
Tem a função de auxiliar o gerente de administração da rede de laboratórios na coordenação das UO SEABS, UO SEADI, UO SEPRO, UO SETRA.

Setor de Aquisição de Bens e Serviços (UO SEABS)
Tem a função de programar e elaborar a lista de aquisição de suprimentos ou serviços, juntamente com as áreas técnicas e administrativas, realizando um trabalho conjunto especialmente com a UO SEADI e a UO DIMAN. Realiza o encaminhamento e acompanhamento dos processos de compra, mantendo informada a Alta Direção do Lacen/SC sobre o andamento dos processos, inclusive convocando os técnicos afins a participarem de pareceres técnicos em processos de compra ou licitações;

Os processos de aquisição do Lacen/SC seguem as legislações vigentes de âmbito federal e estadual como a Lei Federal nº 8.666/93 com as alterações introduzidas pela Lei nº 8.883/94 e o Decreto Estadual nº 4.777/06, que aprova o regulamento geral para contratação de materiais, serviços e obras no âmbito do sistema administrativo de gestão de materiais e serviços, e a Lei Federal nº 10.520/02, que institui a modalidade de licitação denominada pregão, para aquisição de bens e serviços comuns e a Lei Estadual nº 12.337/02 que autoriza a administração direta e indireta, autárquica e fundacional dos poderes, e órgãos do estado a adotar o pregão como modalidade de licitação.

Setor de Abastecimento e Distribuição (UO SEADI)
Tem a responsabilidade de solicitar, receber, avaliar, armazenar e distribuir os suprimentos adquiridos pelo laboratório, manter as condições adequadas de armazenamento, realizar o controle do estoque mínimo do laboratório e a atualização do Sistema de Gerenciamento de Materiais e Medicamentos (SGM2), utilizado pelos órgãos do governo do estado de Santa Catarina;

Setor de Protocolo (UO SEPRO)
Responsável por registrar a emissão de documentos do Lacen/SC a órgãos externos e registrar e distribuir os documentos recebidos pelo laboratório. Realiza também a remessa, recepção e distribuição de correspondências por meio dos correios, malote ou via motorista;

Setor de Transporte (UO SETRA)
Responsável por coordenar o transporte de materiais e de funcionários em serviço e realizar todos os procedimentos relativos à manutenção e abastecimento dos veículos pertencentes ao Lacen/SC. Executa também as funções relativas às solicitações de diárias, aquisição de passagens e emissão de relatórios de viagem.



Divisão de Manutenção (UO DIMAN)

       
Tem o objetivo de auxiliar o Gerente de Administração da Rede de Laboratórios no que se refere a manter o laboratório em funcionamento dentro de sua capacidade, com a devida segurança e condições de trabalho. Solicita e supervisiona os serviços necessários à conservação e manutenção da edificação, instalações e equipamentos, preventiva e corretivamente, por meio de empresas terceirizadas ou servidores próprios. Coordena e acompanha os funcionários de empresas terceirizadas (serviços de vigilância, serviços gerais e digitação) e faz o processamento das faturas relativas à prestação de serviços (telefonia, abastecimento de água, energia elétrica e outros).

Setor de Acompanhamento de Serviço de Terceiros (UO SEAST)
Responsável por assessorar o chefe da UO DIMAN na gestão dos contratos de manutenção e serviços terceirizados, colaborando no planejamento das ações de manutenção e na organização das informações e documentos da divisão;

Setor de Patrimônio (UO SEPAT)
Responsável por manter atualizada a listagem de materiais e equipamentos que constituem o patrimônio do Lacen/SC e da Rede de Laboratórios Regionais, colaborando com o chefe da UO DIMAN nas atividades relativas à conservação do patrimônio, registrando as manutenções realizadas nos equipamentos e na estrutura.



Divisão de Informática (UO DINFO)

       
Tem o objetivo de assessorar, supervisionar e orientar técnica e administrativamente as atividades de tecnologia da informação no Lacen/SC e nos laboratórios pertencentes à Rede Lacen de Laboratórios.

Setor de Manutenção da Rede (UO SEMAR)
Realiza serviços de manutenção em equipamentos, programas e sistemas relativos à tecnologia de informação.



Divisão de Recursos Humanos (UO DIVRH)

       
Tem a função de coordenar, supervisionar e orientar as atividades e rotinas relativas à gestão de pessoas no Lacen/SC e manter organizada a pasta funcional com a documentação de todos os funcionários do laboratório.

Setor de Movimentação e Benefícios (UO SEMOB)
Tem a função de fazer o controle de frequência, férias, licenças, afastamentos, solicitação de aposentadorias dos funcionários do Lacen/SC e é responsável pela avaliação especial de desempenho de estágio probatório, realizada conforme cronograma estabelecido pela diretoria de gestão de pessoas da SES.